segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O artesanato e sua função educativa

O artesanato e sua função educativa



Sempre achei importante que as crianças exercitassem sua cordenação motora além do movimento dos polegares enquanto jogam Playstation. Não, não estou fazendo apologia ao Wii. Minha intenção vai mais além. A ativiade lúdica de criar algo, um brinquedo por exemplo, ou algo que simplesmente decore, ilustre, agregue valor a um produto mais simples, é uma idéia que deveria ser mais difundida entre os jovens.
No tempo dos nossos pais, a oferta de brinquedos não era tão grande quanto é hoje. Os meninos criavam suas próprias pipas e as meninas faziam as roupas para suas bonecas, muitas delas feitas de pano por suas avós. Além do próprio benefício de economizar alguns trocados ao escolher uma boneca artesanal ao invés daquela de porcelana da loja do centro, o enriquecimento criativo e motor gerado pela concepção da idéia do produto, sua produção - e alguns dedinhos furados pela agulha - e a graça de brincar com aquilo que se tenha criado não tem preço.
Considero esse o principal motivo para as crianças de hoje não darem muito valor aos seus pertences. Tudo chega muito fácil, fecham-se os olhos e a boneca perfeita está embrulhada em uma grande caixa brilhante com um laço cor de rosa. Do mesmo jeito que chegou rápido, sem esforço, perde a graça e é descartado, também sem grandes esforços.
Sem entrar no lado da questão do consumismo do assunto, acho bem bacana a idéia de incentivar as crianças a usarem sua imaginação para criar seus brinquedos.

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